Sistemas da Pública Tecnologia contam com rotina de exportação de dados para a Matriz de Saldos Contábeis (MSC)
A Pública Tecnologia segue avançando em soluções para a contabilidade pública. Com o objetivo de sempre atender o cronograma das exigências legais, em 2018, passou a incorporar em seu sistema de Contabilidade a opção para exportação de dados para a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
A funcionalidade permite a geração de dados de forma consolidada entre todas as unidades gestoras, gerando o arquivo XBRL na taxonomia exigida pela Subsecretaria de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional (STN), a fim de enviar ao SICONFI. A tecnologia XBRL transforma as informações contábeis que estão disponíveis em outro formato, como papel por exemplo, em arquivos digitais. Essa facilidade no processo é um diferencial do sistema de Contabilidade da Pública Tecnologia.
Além disso, a nova atualização contém ainda uma opção para gerar relatórios com a estrutura das contas contábeis e informações complementares semelhantes à matriz, permitindo a escolha de diversos filtros e períodos específicos, o que facilitará na conferência das informações exportadas.
O que é a Matriz de Saldos Contábeis (MSC)?
A Matriz de Saldos Contábeis é uma estrutura padronizada e que apresenta informações detalhadas, com o objetivo de gerar relatórios contábeis e demonstrativos fiscais exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Sua estrutura reúne uma relação de contas contábeis e de informações complementares, produzidas a partir do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP Estendido, atuando de forma semelhante a um balancete de verificação. As informações são extraídas diretamente da contabilidade do Ente (União, Estado ou Município), evitando possíveis falhas no processo de preenchimento.