Os maiores desafios na gestão de cidades em 2021
Futuros governantes enfrentarão um próximo ano cheio de desafios. Em meio à pandemia de Covid-19, 2021 seguirá com incertezas e exigindo enorme esforço de planejamento e gestão dos novos prefeitos, que assumirão a partir de janeiro.
É possível identificar alguns gargalos comuns para grande parte das cidades brasileiras.
Recuperação da economia
A recuperação fiscal da prefeitura e da economia municipal, com geração de renda e empregos será um grande desafio. A arrecadação de prefeituras se dá, de forma geral, por recursos próprios (IPTU, ISS), repasses dos governos estaduais e federal (FPM, ICMS).
Os próximos prefeitos terão que lidar com uma possível queda na arrecadação de impostos, pois com a redução da atividade econômica e o aumento do desemprego ao longo de 2020, a tendência é que uma arrecadação menor e consequente redução de investimentos em políticas públicas importantes, como saúde, educação e mobilidade.
Saúde pública
Manter um sistema de gestão integrada da saúde nunca foi tão importante. Além de seguir no enfrentamento da Covid-19, com disponibilização de atendimento para a população, testagem de casos e monitoramento, leitos de internação e UTI, medicamentos para o tratamento, equipe técnica qualificada até a vacinação da população, os gestores terão outros desafios na saúde. Ao longo do último ano muitas questões ficaram em segundo plano, com uma demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias.
Diversos procedimentos foram cancelados e a espera que já era longe, ficou ainda maior. O cancelamento de planos de saúde aumentou neste ano, portanto a pressão sobre a saúde pública e atendimento a todos fica ainda maior.
As possíveis sequelas deixadas em pacientes que sobreviveram ao coronavírus, sobre as quais ainda não se sabe muito, podem incluir problemas cardíacos, renais, intestinais, no sistema vascular e até cerebrais. São novos desafios para o monitoramento de pacientes e atendimento especializado.
Por fim, o controle de pragas urbanas e vetores de doenças (mosquitos, roedores, moscas, baratas, escorpiões, fungos) é também um problema crônico e que se torna cada dia mais urgente. Melhorias no planejamento, coleta de lixo e saneamento favorecem o controle e a saúde pública.
Educação
Após um ano com aulas remotas e poucas escolas com retorno parcial e presencial até o momento, a retomada das aulas exigirá muito dos governantes e das equipes de educação. A adequação das escolas às medidas de prevenção do Covid-19 para um retorno seguro das atividades escolares exigem recursos e investimentos por parte do poder público.
Além disso, a ampliação de vagas em creches continua sendo um desafio para muitas cidades do Brasil.
Mobilidade urbana
O sistema de transporte coletivo de qualidade e adequado às normas de saúde do momento exigirá atenção. Há alguns anos, o transporte coletivo como um todo tem reduzido o número de passageiros em diversas cidades, consequência da baixa qualidade do serviço, superlotação, horários restritos, além da melhoria em outros serviços, como o transporte de aplicativos. Sobretudo, a situação se agravou no início da pandemia e precisará se adequar nos próximos anos.
As melhorias na mobilidade urbana também devem estar na lista de prioridades, com planejamento de vias, ligações e transportes alternativos (pedestres e ciclovias).
Tecnologia a favor da gestão de cidades
Contar com uma tecnologia de ponta e que faça a interação de toda a prefeitura é muito importante para apoiar o planejamento e a tomada de decisões, dar transparência às ações e melhorar o atendimento ao cidadão. A Pública Tecnologia oferece sistemas integrados para todas as áreas da administração pública, com módulos na nuvem. Confirma alguns benefícios da tecnologia para uma gestão pública mais eficiente:
▪ Foco nos resultados da administração e suporte para a tomada de decisões;
▪ Mais controle nos processos e recursos;
▪ Apoio para o cumprimento de obrigações tributárias e contábeis;
▪ Aumento na fiscalização e transparência das contas públicas;
▪ Integração entre os módulos do sistema;
▪ Melhor atendimento ao cidadão;
▪ Redução de custos operacionais.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.