22/07/2020

Prefeituras do Rio Grande do Norte atingem pontuação máxima no ranking de transparência nos gastos relativos à Covid-19

VOLTAR
Imagem: Prefeituras do Rio Grande do Norte atingem pontuação máxima no ranking de transparência nos gastos relativos à Covid-19

Das 12 cidades com nota máxima, 11 são clientes Pública Tecnologia e SIASP

Segundo resultados divulgados pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), 12 municípios atingiram a pontuação máxima (1300 pontos) no ranking de transparência nos gastos relativos à Covid-19. Ao todo, 11 são clientes Pública Tecnologia e SIASP, canal de vendas credenciado na região. São eles: Água Nova, Apodi, Caicó, Campo Grande, Cerro Corá, Francisco Dantas, José da Penha, Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes, São Fernando e São Miguel.

O levantamento é feito pelo Sistema Confúcio, uma solução de monitoramento e avaliação dos portais da transparência dos Municípios e do Estado, alimentado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público (CAOP).

A última versão do sistema traz novos critérios de avaliação dos portais com o objetivo de atribuir notas ao desempenho dos entes públicos no cumprimento da legislação relativa à política de transparência. Dois novos critérios foram adicionados, um que avalia a qualidade do gasto público verificando presença de informações sobre empenho, liquidação e pagamento e um outro que avalia a qualidade da compra pública, levando em consideração a apresentação de dados como descrição adequada das compras, quantidade de itens, tipo de unidade de medida, preço por item e valor total.

A Pública Tecnologia e o SIASP oferecem sistemas para gestão de cidades com alta tecnologia e atendimento especializado. Saiba mais sobre as nossas soluções.

A consulta completa do ranking está disponível aqui.