Chapecó recebe troféu Prefeito Inovador de Santa Catarina
Pública Tecnologia parabeniza a conquista e se sente honrada em contribuir no desenvolvimento da solução integrada que recebeu destaque na premiação.
Na última semana, durante o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi reconhecido como um dos Prefeitos Inovadores de Santa Catarina. O evento, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), foi promovido pela Rede Cidade Digital, iniciativa em parceira com Prefeituras e Associações de Municípios.
A premiação reconhece dois projetos importantes da cidade de Chapecó: o Ouvindo Nosso Bairro Digital e o novo sistema de desburocratização, sendo este, implantado através de uma parceria entre a Pública Tecnologia e a Aprova Digital. Trabalhando de forma integrada, as ferramentas além de fomentarem a modernização do Município, possibilitam aos agentes públicos e aos cidadãos o acesso rápido e fácil a soluções inovadoras que modernizam os serviços e as atividades dos mais diversos setores da administração pública.
Conheça as iniciativas que foram reconhecidas em Chapecó:
Programa Ouvindo Nosso Bairro: O programa foi realizado de forma presencial nos anos de 2016 e 2017, quando o prefeito e sua equipe de governo percorreram todas as regiões de Chapecó. Durante o período, foram realizadas 82 reuniões, que contaram com 6.800 participações e receberam 1.492 demandas da comunidade. Em 2018, a iniciativa foi lançada em versão digital, com um app que oferece as funcionalidades para os residentes informarem demandas da sua região.
Sistema que garante a desburocratização na cidade: Através de uma parceria entre a Pública Tecnologia e a Aprova Digital que trabalham em conjunto e integradas, Chapecó recebeu um novo sistema de gestão pública que, entre as novidades, garante a desburocratização dos processos com atendimento on-line ao cidadão. A nova tecnologia automatiza e agiliza a liberação de licenças de projetos e obras junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Chapecó (SEDUR). Arquitetos e engenheiros podem então obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples e menos burocrática, onde é possível fazer o cadastro, gestão e trâmite de processos na nuvem. As principais vantagens são economia de tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de impressão de arquivos e menor número de correções.
Outras modernidades para Chapecó:
A nova solução, implantada em Chapecó, ainda garante:
• Desburocratização do processo de obtenção de licenças na prefeitura para construção de imóveis;
• Redução do tempo para liberação do alvará e demais licenças;
• Atualização da base de imóveis legalizados e aumento de receita, através dos impostos decorrentes das construções (ISS, ITBI, IPTU e emolumentos);
• Redução da presença dos solicitantes nos setores de protocolo e balcões de atendimentos;
• Redução da quantidade de impressões e papel circulante na Entidade;
• Melhor fiscalização e regularização de obras;
• Aumento da produtividade, reduzindo o tempo perdido procurando ou recebendo processos, como também corrigindo erros formais e dados incompletos, visto que há função de autoatendimento e pré-análise;
• Mais transparência para as atividades da secretaria;
• Possível ampliação do número de obras, seguindo um trâmite adequado de construção e licenciamento. Os incentivos para iniciar a obra depois do alvará aumentam à medida que o processo é mais prático e veloz;
• Histórico de trabalho registrado e organizado, servindo como base para a tomada de decisão;
• Gerenciamento de atividades diárias, com visibilidade de prazos de resolução e sequência dos projetos;
• Aumento da eficiência da Secretaria, ao utilizar uma plataforma padronizada para fazer a gerência das atividades e processos.